top of page
Cone de tráfego

Quem atua na administração de um prédio residencial, comercial ou público precisa estar atento para evitar imprevistos que venham a onerar o orçamento.

Mais importante ainda do que reduzir custos, a manutenção predial garante o bem-estar e a segurança das pessoas que circulam pelo prédio.

Infelizmente, não são raras as notícias sobre incêndios e outras ocorrências em prédios, muitas vezes ocasionadas pela degradação e pela falta de manutenção.  Além das tragédias humanas envolvidas, os prejuízos materiais são gigantescos, incluindo as implicações jurídicas.

O que é Manutenção Predial ?

NBR 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em seu item 3.5, define manutenção como o “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.

Ao entregar um prédio novo, além do laudo de Inspeção predial, a construtora tem a obrigação de fornecer ao comprador o manual de operação, uso e manutenção do edifício, conforme determina a NBR 14037 da ABNT.

Cabe ao proprietário ou/ao conjunto de proprietários, em caso de condomínios, a responsabilidade de observar as normas técnicas e seguir o plano de manutenção recomendado no manual.

A mesma norma NBR 5674, citada acima, prevê a possibilidade de o condomínio delegar o gerenciamento da manutenção da edificação, para uma empresa ou um profissional legalmente habilitado. Ou seja, a legislação permite que os serviços sejam terceirizados.

Independentemente de quem vai se encarregar do processo, quando falamos em manutenção de um edifício, existem algumas atividades que não podem ser ignoradas.

     1) Acesso ao prédio e sistemas de segurança;

          Funcionamento das câmeras de vigilância, cercas elétricas, interfones e portaria eletrônica. 

     2) Prevenção de incêndio

          AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiro), SPDA - inspeção do sistema de para-raios, Análise Termográfica do sistema

          de  fiação, Verificação do sistema de alarme contra incêndio, treinamento de brigada contra incêndio;

     3) Sistema Hidráulico

          Limpeza dos reservatórios de água, limpeza de filtros, checagem de bombas hidráulicas, seguir normas NBR 8160 (esgoto                sanitário), ABNT 5626 e NBR 7198 (instalações de água fria e quente) e NBR (aproveitamento de águas pluviais).

     4) Climatização

     5) Limpeza e Jardinagem

Documentos Orientativos em Anexo

bottom of page